Sejel investe em projetos sociais, reformas de quadras e leis de incentivo à prática esportiva em Cabedelo



Incentivo à prática esportiva em Cabedelo
(Foto: Michael Sampaio)
Investir em esporte como interação social e educação. Essa é a visão da Secretaria de Juventude e Lazer (Sejel) de Cabedelo que, nos últimos três anos, vem realizando diversas ações voltadas ao incentivo à prática esportiva por toda a cidade, além da promoção da qualidade de vida da população.

Para este ano, a Sejel planeja a ampliação do projeto Academia ao Ar Livre e das escolinhas de modalidades esportivas; a implantação de uma academia em aço inox, na praia de Intermares; e o incentivo à prática do surf noturno, no Dique. Também estão previstas reformas de quadras e campo de futebol e a implantação do Bolsa Atleta e da Lei de Incentivo ao Esporte.

A Academia ao Ar Livre voltará esse ano ampliada e beneficiando mais pessoas. A partir de maio, ela vai funcionar todas as terças, quintas e sextas-feiras, em frente à Praça dos Pescadores, na Praia de Miramar, pela manhã, à tarde e também à noite.

A aproximação com a população do município resulta em projetos permanentes, como as Escolinhas de Futsal, Basquete, Handebol, Voleibol Ginástica Rítmica, Jiu-Jitsu e Judô. Todas oferecidas de forma gratuita, no Ginásio de Camalaú e nas quadras do Renascer III e de Campina da Vila, e que beneficiam diretamente mais de 150 crianças e jovens de todas as comunidades.

“O esporte por si só já traz um bem estar muito grande para a população, porque ele representa vida e saúde. Além de ser uma forma de interação social e de manter nossos jovens ocupados com atividades produtivas e engrandecedoras. Trabalhamos para manter a comunidade próxima às nossas ações, participando e usufruindo de nossos projetos. Temos nos esforçado para, cada vez mais, levar as práticas esportivas a quem realmente precisa, fomentando sua importância para a qualidade de vida de todos”, Destaca o secretário Emerson Lucena.

As práticas esportivas desenvolvidas pela Sejel abrangem todas as faixas etárias, desde a formação básica de atletas até as atividades dirigidas ao público da terceira idade e segmentos especiais. Os interessados em participar de qualquer uma das atividades devem procurar a Secretaria e realizar o cadastro, de forma gratuita. A Sejel fica localizada na Rua Duque de Caxias, S/N, Centro. Mais informações pelo telefone (83) 3228.0459.

Projetos – Para este ano, a Sejel planeja a instalação de uma academia ao ar livre em aço inox. Ao todo, serão disponibilizados 18 equipamentos de ginástica, a serem instalados na Praia de Intermares. Estão sendo investidos R$ 105 mil no projeto, oriundos do Ministério do Esporte. A expectativa é que a Academia fiquei pronta em 90 dias.

Reformas de quadras e espaços públicos também estão previstos nas ações da Sejel para este ano. A exemplo das quadras de Campina da Vila e do Renascer III – que foram amplamente recuperadas e devolvidas à população com segurança e qualidade – a Secretaria pretende reformar as quadras do Poço e de Camalaú.

O campo de Futebol, localizado no Miramar, também deverá ser recuperado. Para tanto, a Prefeitura conseguiu um convênio com o Ministério do Esporte que possibilitará recuperar todo o espaço, atendendo a uma solicitação de moradores e esportistas. Ainda no Miramar, a Sejel vai recuperar os campos para a prática de Handebol e Futvôlei, e reformar todo o sistema de iluminação do Dique, para a prática de surf noturno.

Leis de incentivo – No final do ano passado, a Prefeitura conseguiu aprovar na Câmara Municipal a Lei 1.801, que dispõe sobre a prática do Kitesurf nas praias do município. O ordenamento pretende acomodar interesses específicos de cada esporte, aplacar conflitos e resguardar os direitos de todos os usuários das praias. Visando principalmente aspectos de segurança, a medida atende demanda antiga de banhistas e esportistas.

No mês de julho, a Prefeitura vai levar à Câmara a lei que implanta o Bolsa Atleta no município. Se aprovada, a iniciativa vai possibilitar o investimento nos atletas da cidade, garantindo a eles condições mínimas para que se dediquem, com exclusividade e tranquilidade, ao treinamento e competições locais, regionais, nacionais e até internacionais.

Outra proposta do Executivo que será levada ao Poder Legislativo é a da Lei de Incentivo ao Esporte, que, dentre outras coisas, propõe o investimento da iniciativa privada em eventos e práticas esportivas locais, através do repasse de impostos para esse fim.


-- 

Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Cabedelo
Telefone - (83) 3250.3180 / (83) 3250.3112

Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca

Cabedelo se despede do ex-jogador Missinho.