Prefeito entrega reforma e ampliação de escola que vai beneficiar até 600 alunos no bairro de Poço



EMEF Maria José de Miranda Burity (Foto: Ismael Farias)
O prefeito Leto Viana entregou, nesta terça-feira (12), a reforma e ampliação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria José de Miranda Burity, no bairro do Poço. A obra tornou a unidade uma escola modelo em Cabedelo, e contou com um investimento total de R$ 1.294.224,69 (Hum milhão, duzentos e noventa e quatro reais e sessenta e nove centavos), entre recurso próprios e federais.

A Miranda Burity atende, atualmente, 392 alunos, distribuídos entre a Educação Infantil, Ensino Fundamental (do 6º ao 9° ano) e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A Unidade também conta com o Programa Novo Mais Educação, oferecendo oficinas de Judô, Iniciação à Musica, Futsal, Português e Matemática. Com as intervenções, a escola está apta a receber até 600 alunos. 

Com a ampliação, o que antes era um conjunto desordenado de salas de aula, deu espaço para dois blocos interligados, com nove salas de aula amplas e uma sala de informática, totalmente diferenciada com rede lógica. A unidade ganhou, também, uma quadra poliesportiva para a prática de diversas modalidades.

Em seu pronunciamento, além de reiterar o compromisso de sua administração para com a gestão dos serviços públicos básicos e elencar avanços em termos de contas públicas e realizações de obras, Leto Viana destacou os investimentos em educação e a parceria que tais intervenções estabelecem com a comunidade.

“Estou feliz em entregar essa obra e, nesse momento, quero saudar especialmente aos alunos, pois, ao chegar aqui e ver no semblante a alegria e a felicidade de uma criança, vi o quanto nosso trabalho e esforço podem ser gratificantes. Quando estivemos aqui anteriormente para concluir a limpeza da escola, tivemos a oportunidade de ver três jovens alegres, ajudando, cuidando de um patrimônio que é deles, afinal, o recurso é público, mas uma parcela é de cada cidadão. Queria agradecer a esses jovens. O investimento em educação se concretiza a partir da melhoria da educação, e é uma aposta certa no futuro de gerações”, destacou.

Para o secretário da Educação, Alsony Meireles, a entrega da unidade de ensino totalmente modificada representa um ganho para a comunidade.

“A entrega dessa escola é um sonho concretizado para a comunidade aqui do Poço. Foram dois anos de espera, mas valeram a pena. Hoje estamos recebendo uma escola de grande porte, com toda estrutura organizada. Uma escola com padrão de qualidade e com todos os requisitos necessários para proporcionar uma atividade educacional produtiva e atender à comunidade. Todos os setores sofreram alguma intervenção, desde a estrutura das salas de aula até os utensílios de cozinha”. 

Escola Padrão - A unidade de ensino pós-reforma passa a ser considerada uma escola padrão, por primar tanto pelo ambiente moderno, amplo e funcional, como pelo conforto das instalações. A nova estrutura comporta um bloco administrativo, composto por Diretoria, Secretaria, Sala de Professores, Sala de Coordenação Pedagógica e uma ampla Biblioteca, com espaço de leitura e pesquisa.

O prédio ainda conta com vestiários masculino e feminino, acessíveis e equipados com chuveiros. Os funcionários também contarão com banheiros exclusivos e a cozinha foi ampliada e equipada para melhoria da fabricação da alimentação a ser servida aos alunos.

“Todos esses recursos que a escola dispõe hoje servirão para fazer um diferencial na educação de Cabedelo e, especificamente, na comunidade do Poço. É de grande valia para a comunidade essa reforma e ampliação. A gestão municipal realmente honrou o compromisso e mostrou responsabilidade ao entregar uma obra de qualidade, com estrutura moderna para atingir um fim, qual seja, o sucesso do aluno. E é isso que queremos. Toda comunidade escolar agradece demais a obra que o prefeito entregou hoje”, comentou o diretor da escola, Eduardo Robson Pereira.

Para a professora Jailsa Oliveira, a reforma da escola serve como estímulo para a otimização do trabalho pedagógico desenvolvido nas salas de aula.

“Trabalho nessa escola há alguns anos e tenho acompanhado a dedicação de toda comunidade escolar. Quero, aqui, retomar um pensamento do filósofo Cortela, que diz: ‘Capricho é quando a gente faz o melhor na condição que tem, para quando tiver uma condição melhor, fazer melhor ainda’. Então, acho que, se antes, até em situações adversas, fazíamos um trabalho qualificado; atualmente, dentro dessa estrutura e com nossos recursos, faremos melhor ainda”.


Secom Cabedelo

Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca