PMC reitera ao Governo do Estado pedido de formalização da cessão do Teatro Santa Catarina para Cabedelo



(Teatro Santa Catarina - Cabedelo-PB)
Os secretários de Habitação, Rodrigo Martines, e de Meio Ambiente, Walber Farias, e o vereador Tércio Dornellas (PSL) estiveram reunidos, no último dia 16, com o secretário de Infraestrutura da Paraíba, João Azevedo. Os gestores foram solicitar ao poder público estadual celeridade na formalização de cessão de uso do Teatro Santa Catarina para o município de Cabedelo.

Desde 2015, o pedido vem tramitando no Governo do Estado. A Prefeitura de Cabedelo já conta com um convênio federal para a reforma do Teatro, através de emenda impositiva, no valor de R$ 487.500,00. Após a assinatura do Contrato de Repasse, que deve ser feito nos próximos dias, serão iniciados os prazos para apresentação do projeto, titularidade da área e licenciamento ambiental para fins de análise e aprovação da Caixa Econômica Federal. Com a aprovação do projeto, a Caixa autoriza o início do processo licitatório.

“A cessão precária, até então vigente, impede que a Prefeitura realize intervenções de reforma na estrutura do Teatro. Considerando a existência de recursos para a reforma e a necessidade de formalização da cessão de uso ao município de Cabedelo para viabilizar a legalidade da intervenção, nós renovamos a solicitação com o objetivo de garantir o investimento federal, considerando que ao longo desses 30 anos, poucos reparos foram feitos na estrutura do Teatro. O prédio vem sofrendo com a ausência de investimentos e de manutenções eficazes, sendo utilizadas apenas ações paliativas, o que levou a redução na sua capacidade de atendimento e obsoletismo nas suas estruturas e equipamentos”, explica Rodrigo.

O Teatro Santa Catarina foi inaugurado no dia 13 de março de 1987, a partir da percepção do Grupo de Teatro Experimental de Cabedelo (TECA), sobre a necessidade de construir um local que fosse apropriado para apresentar seus espetáculos, tornando-se importante patrimônio cultural cabedelense. Em 13 de janeiro de 2016 foi emitido um laudo técnico da vistoria realizada nas instalações do Teatro Santa Catarina, cujo documento concluiu pela interdição imediata do prédio, que está sem funcionamento desde então. 


-- 
Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Cabedelo
Telefone - (83) 3250.3180 / (83) 3250.3112

Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca