Prefeito sanciona lei que oferece próteses mamárias a mulheres vítimas do câncer de mama



O prefeito Leto Viana sancionou, nesta quinta-feira (8) – Dia Internacional da Mulher –  a Lei nº 1.886/2018, que implementa no município o programa Florescer. Sob coordenação da Secretaria de Política Públicas para as Mulheres, e em parceria com a Secretaria de Saúde (Sescab) e o Hospital Napoleão Laureano, a iniciativa prevê a confecção e distribuição de próteses mamárias e turbantes às mulheres vítimas do câncer de mama.

O projeto que virou lei é de autoria da vereadora e primeira-dama Jacqueline Monteiro, e vai beneficiar as mulheres mastectomizadas ou em tratamento de quimioterapia do munícipio, mediante cadastro prévio, a ser realizado no Setor de Órtese e Prótese, na Policlínica Municipal.

“O Florescer é importante porque lida com a autoestima das mulheres. Ele será um oásis e meio ao tratamento dessa doença. Além de toda assistência em saúde e psicológica que o município já oferece, com esse programa, vamos oportunizar, também, a valorização e a melhora do amor próprio que essas mulheres já possuem, e que será ainda maior com essas próteses”, destacou o prefeito Leto Viana.

As próteses serão confeccionadas por artesãs da SEPM, sob a coordenação da secretária Mônica Pimentel. 

“Toda a matéria prima será da SEPM, que, através de oficinas de trabalho junto às nossas artesãs, confeccionarão as peças, com um custo muito baixo para o município, mas de uma significância muito grande para as mulheres beneficiadas”, pontuou Mônica. 

Para a autora do projeto, vereadora e primeira-dama Jacqueline Monteiro, ver sua iniciativa virar Lei é uma alegria, mas o sentimento maior é de gratidão, por poder contribuir com as políticas sociais do município. 

“Nós mulheres sabemos como é importante estarmos bem conosco, valorizar nossa beleza e nosso bem-estar. O tratamento de câncer de mama é, muitas vezes, agressivo, e priva a mulher de sua autoestima. O Florescer vem para ajudá-las a passar por esse processo de forma menos dolorida. Para que floresça nelas, novamente e de forma ainda mais intensa, seu amor próprio. Fico muito feliz pela sensibilidade do prefeito Leto Viana em sancionar a Lei, e logo hoje, no Dia Internacional da Mulher”, disse. 


Fonte: Secom Cabedelo

Postagens mais visitadas deste blog

COMER PODE, BEIJAR, NÃO!

Conheça o Farol da Pedra Seca

Cabedelo se despede do ex-jogador Missinho.